Propósito - a agulha da bússola da vida!

Propósito - a agulha da bússola da vida!

Este post aborda a relação do ‘propósito’ com escolhas e rumos de nossas vidas. Hoje, trazemos o tema Propósito – a agulha da bússola da vida! aqui no ‘Reflexões para a Vida‘ do site intuicao.com. Confira!
(Tempo de leitura em torno de 4 min).

Propósito – a agulha da bússola da vida!

Ao percebermos internamente fatores – como o que realmente nos faz bem e do que realmente gostamos e sentimos mais como somos e como é nossa natureza e, a partir daí, começamos a promover a um ‘alinhamento’ entre aqueles fatores, aí então, começamos a perceber que as escolhas e decisões corretas – as que serão as melhores para nós, terão mais a ver com propósitos que com ideias.

As ideias poderão mudar, de acordo com os cenários, momentos e situações, mas o propósito, este será mais profundo e mais estável. Ao vermos esse processo acontecendo, mesmo as ideias começarão a ser mais originais e com um “quê” mais pessoal.

Há propósitos de vida que,
talvez ainda não tenham sido percebidos
e eles podem mostrar a melhor direção a seguir.

Os propósitos funcionam como a agulha da bússola, indicando a direção e o sentido a seguir, mostrando  caminhos para experimentar o que faz bem no nosso dia a dia. O propósito maior, talvez seja o de ser feliz, mas há propósitos de vida que, talvez ainda não tenham sido percebidos e eles podem mostrar a melhor direção a seguir.

Em termos objetivos, a meta é identificarmos qual é essa direção e qual é o sentido a seguir com nossas vidas, fortalecendo os atributos que nos fazem bem e colocando em prática ações que nos tornam pessoas melhores.

Lembremos: os propósitos nem sempre estão na superfície; o nosso papel é descobri-los e, a partir daí,  convivermos conscientemente com eles presentes em nossas vida.

O exercício para tal,  é o de sairmos da camada superficial e – para cada pessoa, individualmente, ver o que tem mais a ver com ela no planeta e, na medida do possível, qual ela sente ser o papel dela no planeta. Não deixando-se guiar por ilusões de fama ou sucesso que podem trazer mais prejuízos que ganhos na jornada da vida e não têm nada a ver com propósito de vida.

O convencional e a rigidez em excesso restringem a espontaneidade e a simplicidade, e acabam por inibir a força da criatividade e do livre arbítrio; e cada pessoa deve sentir-se livre, e em paz enquanto faz essas reflexões.

A ideia é que cada pessoa siga sua intuição, lembrando sempre que, com certeza, há algo especial para cada pessoa, que fará com que ela sinta-se mais especial naquela atividade, de um jeito em que naturalmente ela venha a se tornar boa naquilo, de uma maneira dela – pessoal e única.

Sugestão de exercício: 
Dentre as várias áreas, seja como esportista ou músico, escritor ou mergulhador, engenheiro ou fisioterapeuta, professor ou voluntário humanitário, físico ou dançarino, ator ou matemático, piloto de jatos ou policial, atleta ou cuidador de pessoas, pesquisador ou escritor, filósofo ou arquiteto, paisagista ou jardineiro, pintor ou …(lembre-se de outras atividades). Cada pessoa deve escolher a que mais a a atraia e então, imaginar-se atuando naquela área.

Faça esse exercício, com a área que te parece ser interessante.
Ao pensar em uma determinada área, procure inserir o tema desenhando uma ou mais ‘nuvenzinhas’ no papel e colocando cada tema escolhido no centro de uma núvem para, posteriormente visualizar em sua mente  o que aquela atividade desperta em você.

Procure perceber: os aspectos que surgem estão relacionados a interesses superficiais, reconhecimentos superficiais ou honrarias, etc.; ou ainda, majoritariamente a interesses materiais? Ou, de fato, sente que seu coração brilha quando você pensa em se dedicar àquela atividade? Quando isso ocorre, aí está um bom sinalizador.

Essa percepção pode mostrar o seu sentido de vida. E este sentido ajudará a mostrar que suas escolhas e decisões têm que estar no mesmo sentido daquilo que você quer para você. Quando se está consciente disso, as suas escolhas parecerão mais leves e mais naturais. Por trás dessa leveza há uma constatação: O que pode mudar nossa vida é a nossa consciência. E, de algum modo, você perceberá que quando sua identidade e o seu sentido de vida estão alinhados tudo conspira positivamente. 

No dia a dia, na grande maioria das áreas, um bom profissional é um bom construtor de soluções e um bom profissional não deve se assustar com os desafios; aliás ele conviverá com desafios durante toda sua carreira. Isso aplica-se praticamente a todas as áreas, seja na vida de um professor, médico, policial, um engenheiro, físico, terapeuta, advogado, astronauta, escritor, atleta, cuidador de pessoas, pesquisador, etc

Fica aqui a dica: não se limite às atividades convencionais, há um universo de opções muito pouco conhecido ou valorizado pela maioria. Lembre-se também que há áreas que até são conhecidas, mas que são bem pouco lembradas quando a pessoa pensa em focar como área principal em seu futuro, como espiritualidade, por exemplo, um universo tão importante e amplo; ou sustentabilidade, de que tanto se fala, mas há tanto a construir; diplomacia, ecologia, agronegócio, literatura, astronomia, artes, línguas, filosofia, aeronáutica, marinha, física, e, esquecida principalmente no Brasil, talvez a mais importante das áreas, mas uma das menos lembradas pelos jovens e pelo estado, a educação.

Pense numa nova educação, não na que está por aí. Mas uma, a qual você, com sua escolha no presente – atuará como protagonista do futuro e ajudará a construir e a fazer prevalecer nos tempos que virão. Seja qual for a área que possa escolher, vale a pena pensar no mundo, não no contexto atual, mas num cenário no qual sua atuação contribuirá para fazer deste um mundo melhor.

Seja qual for a área que alguém possa escolher,
vale a pena pensar no mundo, não apenas no contexto atual,
mas num cenário no qual sua atuação contribuirá para fazer deste um mundo melhor.

O futuro é para ser criado, participe dessa criação, dando seu melhor.
Bem, a escolha deve ser feita por você. Use a intuição, escute seu coração e seus ideais. Eles têm voz dentro de cada um de nós, escute-os. Ao fazer isso, aprender deixa de ser uma obrigação ou uma necessidade, mas passa a ser um prazer. Isso acontece naturalmente, quando focamos no que gostamos e no que estamos interessados. 

Como mencionado no post anterior sobre o tema, lembremos:

Platão dizia que “mais importante que o caminho escolhido
é o porquê você escolheu aquele caminho
“.

Para pensar, concorda?

Autor: Herbert Santos Silva
Site Intuicao.com
Imagem: Banco de dados Pixabay

Observação: Este post tem relação com o Post ‘SER ASTRÔNOMO OU SER POETA?’

Sugestão?
Visite o site das Nações Unidas
: https://unjobs.org

Nesse site há inúmeras possibilidades que, talvez, ajude a lembrar o quão amplo é o campo de possibilidades de trabalho no nosso planeta. Clique em “Organizations” e veja quantas organizações há, só nas Nações Unidas. O mesmo com Postos de Serviço (Duty Stations). 

Link para a página Dicas aos jovens
https://www.intuicao.com/dicas-aos-jovens-opcoes-de-cursos-gratuitos-e-mais/

Para REFLEXÕES-MINUTO, clique aqui
ou 
Para REFLEXÕES PARA A VIDA, clique aqui
ou
Para Home Page – Página Inicial