O que oferecemos
- Reflexões para o dia a dia
- Momentos de refrescamento mental
- Reflexões para serem lidas ou ouvidas
- Extratos dos Ebooks Para Viver uma Vida Melhor
- Ideias inovadoras
- Belas imagens
- Foco no bem, no belo e no justo
Sobre o Propósito maior do site
É importante aqui declarar que o propósito maior deste site é, dentro de nossas limitações e de acordo com nossas mais claras intenções:
– Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto às pessoas que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.
Sobre o gestor do site

Como idealizador do site INTUIÇÃO.COM, eu, Herbert Santos Silva, considero-me um aprendiz e um autodidata no que diz respeito ao desenvolvimento humano e espiritual, assim como, uma pessoa com muita fé em Deus, um católico que teve contato com várias tradições filosóficas, religiosas e culturais. Meu objetivo com o site é simplesmente compartilhar aquilo que possa inspirar as pessoas a se melhorarem e a manterem o foco no bem.
Um pouco sobre o site
O site Intuição.com nasceu no dia dois de julho de 2008. Desde essa data tenho procurado publicar textos intuitivos que possam inspirar e fortalecer Elos de Esperança em nosso planeta, dentro de nossas possibilidades.
Algumas das propostas deste site estão relacionadas logo a seguir e têm a ver com a postura que tentamos traduzir aqui, focando mais o conteúdo e menos a informação; mais a essência e menos a aparência; mais o simples e menos o prolixo; mais o espírito e menos a ‘roupagem’; procurando simplesmente inspirar a prática da reflexão que agregue luz e ajude a clarear, com foco no fortalecimento espiritual de quem nos visita.
Aqui os textos são, em sua maioria, nascidos da intuição, por isso, quando os ler, leia-os com o coração. De algum modo, quando agimos Para Viver uma Vida Melhor, nos sintonizamos uns com os outros que caminham nessa direção.
Acredito que ninguém pode mudar ninguém, mas acreditamos que sim, seja possível:
– Inspirar as pessoas a vivenciarem suas buscas pessoais de maneira natural e sem medo de inovar;
– Compartilhar percepções intuitivas que conduzam as pessoas a viverem uma vida melhor;
– Apresentar uma micro-amostra da dinâmica que envolve as ideias e conceitos que habitam nosso universo;
– Lembrar que sempre há aspectos positivos presentes num universo que tem a diversidade como característica;
– Promover, dentro de nossas possibilidades, a aceitação e integração das “partes” que integram o “conjunto” de nossas vidas;
– Mostrar que instrumentos sutis de transformação em nossas vidas nascem de reflexões, mas não apenas intelectualizadas; muitas vezes, o mais genuíno nos vem através da intuição.
Aqui no site, buscaremos percorrer a jornada de fortalecer elos de esperança, inspirar e compartilhar através das reflexões, imagens, ideias, pensamentos e bons sentimentos; tendo a consciência como guia e que ela seja iluminada nesta jornada.
Dentro de nossas possibilidades, procuraremos sempre conduzir as nossas escolhas para viver uma vida melhor.
Agradecemos sua presença e esperamos contar com você por aqui sempre.
Sobre a Visão Filosófica do site
A seguir são compartilhadas algumas concepções que são importantes para manter a dinâmica e o espírito do site fieis ao seu motivo de existir:
Muitos dos limites impostos pelos próprios seres humanos residem no simples fato de relutarem em fazer a travessia da ponte que faz desaparecer as barreiras entre os “conceitos” e o “contexto” nas vidas de cada um.
Uma chance real de melhorar o nosso planeta é perceber que os valores mais profundos e genuínos que o ser humano tem dentro de si não devem apenas habitar o universo dos conceitos. Perceber que trazer toda a riqueza que eles contêm ao contexto das vidas de cada um de nós é que fará a diferença. Não apenas ficar no nível da “teoria” sobre valores, mas trazê-los à nossa realidade, ao nosso contexto é que pode ajudar o planeta.
Permanecer na superfície conceitual é uma escolha. A questão é: após tudo o que o tem se passado no nosso planeta ainda há espaço para permanecermos neste nível?
Será esta a nossa escolha?
Para que seja possível acessar informações, experiências, vivências e realizações que estão “esperando” ser acessadas além dos “muros” levantados por “convenções” ou “definições” estabelecidas dentro dos limites de nossa própria consciência, pode-se e deve-se transcender os conceitos tradicionais e as convenções. Isto não significa desrespeito ao convencional ou ao tradicional, assim como o décimo passo de uma caminhada não significa desrespeito aos nove anteriores.
Respeitar o novo ou o diferente e aceitar a riqueza e beleza que reside na diversidade é um requisito que constitui um desafio aos que se julgam donos da verdade, em diferentes níveis. Este é um desafio a cada ser humano que habita este planeta, com raríssimas exceções.
Isto implica em não alimentar o hábito de julgar baseado apenas em conceitos, mas de aprender a fortalecer a capacidade de discernir também baseando-se no poder dos valores genuínos e inatos, que são desenvolvidos com a observação, experimentação, percepção e fazendo sua tradução (dos valores) em nossas vidas.
Podemos pensar o saber como uma escada em que os degraus são níveis de conhecimento e de aprendizagem. A ciência, a espiritualidade, as artes, os esportes e o lazer são elementos integrantes de cada um dos degraus, que vão sendo acessados, revelados, descobertos ou criados. Pensando na nossa escada, departamentalizar o saber significa isolar e separar os degraus, colocando-os em patamares em que o mais simples deles pode se tornar inacessível. Quando eles estão conjugados em harmonia eles formam a escada, que possibilita a nossa ascensão. Já, estando separados, o décimo ou centésimo degrau tornam-se inacessíveis. Haverá a sensação de não haver base ou sustentação e com o tempo eles deixam até de ser percebidos.
O momento do nosso planeta é delicado, basta abrir os olhos. A transparência está se autoapresentando, sem pedir licença e podemos antever que não haverá mais espaços para se esconder omissões, transgressões e os verdadeiros interesses que existirem por trás das palavras e das ações.
Penso que, aqueles que querem ajudar a conduzir o planeta ao que ele foi proposto pelos planos de Deus devem estar conscientes de que uma transição está em ação no nosso planeta.
É importante ressaltar que aqui no site você encontrará publicações com essências que advêm de diversas tradições filosóficas e espirituais, mas que, acima de tudo, prezam pela essência do bem, do belo e do justo.
É com profundo respeito a todas as religiões e a todos que estão na caminhada de se melhorarem intimamente, independente de seu contexto religioso; que aqui procuraremos publicar apenas reflexões que inspirem as pessoas a se auto melhorarem e a fortalecerem suas práticas para o bem.
Como disse um dia Madre Tereza de Calcutá “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Ela, com suas ações mostrou que caridade é a expressão do amor; é o exercício da sensibilidade humana nos ensinando que caridade, algumas vezes, se dá com a renúncia de pequenas preferências pessoais – ao silenciar ou ao olhar com carinho, ao respeitar a fraqueza de alguém, sem expô-la no momento inapropriado ou ao ajudar um cego a atravessar uma rua; ao dar um copo de água a quem tem sede ou um pedaço de pão a quem tem fome. Nosso planeta precisa de almas caridosas, não é à toa que o papa Francisco tem tocado pessoas das mais diversas tradições religiosas, ou porque o exemplo de Gandhi transcendeu as mais diversas culturas, ou porque Francisco de Assis até hoje é lembrado por todos que trilham o caminho do bem, independente de suas preferências religiosas. Aqui no Brasil, temos inúmeros exemplos; só para lembrar dois: Chico Xavier e Madre Dulce; mas há inúmeras gotinhas que estão por aí, fazendo sua parte, ajudando a manter o “oceano” vivo.
Aqui no site, nossa ‘gotinha’ visa inspirar sentimentos bons naqueles que nos visitam, tendo a esperança de que saiam das páginas que navegam, com mais vontade de unir – que de separar; mais clareza mental para cooperar – que de se omitir; mais intuídos a agir proativamente com sua mente – não a arrastando à areia movediça do hábito de queixar-se e reclamar.
Bem, este site, como uma gotinha de água, somada às gotinhas daqueles que estão sintonizados com o bem, o bom, o belo e o justo, espera estar fazendo sua parte. Certos de que que um dia as muitas gotinhas juntas, sob a direção e coordenação de Deus e de seus ajudantes, a maioria deles incógnitos, farão este planeta atingir o plano divino que para ele foi traçado muito antes de cada um de nós nos concientizarmos de que é para isso que estamos aqui.
O site é para você! Portanto, sinta-se em casa ao visitá-lo.
Sobre as imagens usadas no site
Especialmente agradeço aos bancos de imagens e aos fotógrafos e colaboradores,cujas imagens foram selecionadas, pela cessão das fotos que constam das reflexões deste site. Especialmente, ressalto os trabalho dos sites MORGUEFILE e PIXABAY cuja filosofia é a de compartilhar gratuitamente todas suas fotos, vale mencionar.