Para sua leitura e reflexão veja o tópico “Banhos de humanização confluem para a intuição se manifestar? “ na sequência do cap. 1 do livro “Intuição Para Viver uma Vida Melhor“. Para sua apreciação!
2.4 – Banhos de humanização confluem para a intuição se manifestar?
Em termos práticos, independentemente do nível humano-espiritual em que estejamos, de tempos em tempos, todos temos que tomar uns “banhos de humanização” para não nos tornarmos verdadeiros seres robotizados, que não sentem e não percebem nada além do que orbita nas nossas realidades pessoais ou do que compõe nossas rotinas diárias.
Há diferentes níveis de “banhos de humanização” que podemos experimentar. Num primeiro nível podemos caracterizar como atividades salubres no nível mental; têm a ver com empreender ações naturais e simples, como olhar nos olhos das pessoas, apreciar a natureza, respirar profundamente e sem pressa, beber água com calma, olhar o céu ou ver o pôr do sol, ou ler livros, sentir os poemas que lê, sorrir mais, ver pinturas e ouvir músicas que sentimos que nos fazem bem.
São ações saudáveis e harmonizadoras que ativam nossa capacidade de sentir e perceber. Quando colocadas em prática, não por obrigação, mas nascidas da vontade íntima de praticá-las, refletirão em saber como agir de forma proativa, tanto em momentos habituais do dia a dia quanto em situações de comoção popular, quando o sofrimento costuma chocar ou aterrorizar as pessoas.
Um segundo nível de banho de humanização se dá quando ativamos alguns sentimentos mais profundos como o amor ao próximo ou a compaixão, os sentimentos reais de fraternidade ou de caridade. Para que esse segundo nível seja atingido, mais que internalizações se fazem necessárias. Há o requisito de ações concretas. Ou seja, esses sentimentos só terão vida plena na alma humana se colocados na prática. O primeiro passo para isso é o contato com realidades que possibilitem sua expressão, como ajuda comunitária, grupos de prestação de ajuda a necessitados, grupos de apoio a carentes etc. A palavra-chave para acionar a ignição que movimentará esses sentimentos dentro da alma é: envolvimento. Quando isso ocorre, ações e sentimentos ganham vida e a alma cresce espiritualmente.
Não é uma, nem são algumas poucas as pessoas que, após se envolverem em atividades, inicialmente focadas em ajudar outras pessoas necessitadas, relatam: “minha ideia era ajudar, mas eu é que fui ajudada, mais que qualquer coisa.” Eu diria que esse relato é comum a todos, sem exceção, que assumem algum nível de envolvimento em tais ações.
Essas ações, do primeiro e segundo nível, refletirão sentimentos que, em situações de comoção popular, quando o sofrimento costuma chocar ou aterrorizar as pessoas, ou em momentos de caos externo, nos dará a estabilidade íntima para agir de forma proativa e nas condições que se apresentem.
A sensibilidade é uma característica humana, que quando fortalecida a partir de uma base espiritual, é canal para a expressão de inúmeras outras qualidades e atributos que, por vezes, permanecem adormecidos dentro de nós. Um destes atributos a ser despertado, com a abertura da porta da sensibilidade, é a intuição – verificada na prática em situações de crises e momentos de choque para a população em geral –, quando a pessoa é levada a sentir e agir de maneira a transmitir paz e harmonia, e não entrar nas “ondas” predominantes do choque, incompreensão ou tristeza que costuma imperar em tais condições.
Para dar sequência à leitura do livro, clique no link:
2.5 Quais são os pilares de sustentação da intuição?
Copyright © 2020 por H. S. Silva
Livro “Intuição: Para Viver uma Vida Melhor”
Capa do livro
“Intuição: Para Viver uma Vida Melhor”
Imagem do topo: Banco de Imagens Pixabay
Propósito do site Intuição.com:
Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto aos que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.
Para ver os capítulos já publicados do livro
‘Intuição Para Viver uma Vida Melhor’ clique aqui.
ou veja mais clicando nos links:
Para REFLEXÕES-MINUTO
ou
Para REFLEXÕES PARA A VIDA
ou
Para a Home Page – Página Inicial