Para sua leitura e reflexão veja o tópico “Quais são os pilares de sustentação da intuição? “ na sequência do cap. 2 do livro “Intuição Para Viver uma Vida Melhor“. Para sua apreciação!
2.5 Quais são os pilares de sustentação da intuição?
Pode-se afirmar que a sensibilidade constitui um pilar vital para a manifestação da intuição. Mas há mais a considerar. Quanto mais uma pessoa desenvolve o autoconhecimento, e o aplica em seu dia a dia, mais ele se refletirá em sua consciência. Assim, mais a intuição se fará presente e estará interconectada com as várias dimensões que se manifestam em nosso planeta. Portanto, um segundo pilar fundamental para a alma humana ver a intuição manifestada é o autoconhecimento.
Somando-se a esses dois pilares, podemos dizer, sem medo de errar, que um terceiro sustentáculo vital para a manifestação da intuição em sua plenitude trata-se da paz interior. Quando experimentamos a paz, manifestamos o estado de sermos naturalmente intuitivos, pois de algum modo, quando há paz de espírito, ativamos a capacidade de intuir automaticamente, sem esforço. Obviamente, como humanos, experimentamos variações em nosso estado mental e o estado de paz não é permanente. Pode-se dizer que o estado de paz íntima é um resultado a ser buscado diariamente e, para tal, devemos atentar à qualidade de nossos pensamentos e sentimentos, assim como as nossas ações e reações, pois o estado de paz íntima é responsável por conduzir o espírito humano na direção do bem e do justo.
Quando há a ausência de paz ou quando sentimentos negativos prevalecem, a intuição perde em muito o seu potencial e passa a ser subutilizada; muitas vezes, mal utilizada. Esse mesmo processo também acontece com a razão. Quando há paz interior e harmonia, tanto a intuição quanto a razão passam a ter mais chances de serem melhor utilizadas e as potencialidades que derivam delas se tornam naturalmente acessíveis. Quando estamos em paz conosco, mais elevado é nosso nível de consciência e mais aptos nos tornamos a usar todos os nossos atributos.
O fato é que quando experimentamos a paz interior, não precisamos de muito instrumental para que a intuição se manifeste. Naturalmente, o canal intuitivo se abre e começamos a ampliar nossa consciência, nosso grau de sensibilidade e nosso nível de expressão de autoconhecimento, mudando nossa maneira de interagir com o mundo.
Portanto, podemos afirmar que há três pilares vitais para a manifestação da intuição, que podem ser vistos como pilares que sustentam a intuição em nossas vidas: a paz interior, a sensibilidade humana e o autoconhecimento!
A base para qualquer construção é a estabilidade. E, em relação às nossas vidas, se quisermos estabilidade emocional, mental e espiritual, estes três componentes são vitais.
Pode-se dizer que os três pilares se interconectam e se alimentam dinamicamente entre si. Os três são importantes e o aspecto principal a entender é que por mais que consideremos um deles mais importante que os outros, se não existirem em conjunto – em alguns momentos atuando como um portal que nos ascende a níveis mais elevados de consciência e, em outros, como pilares de sustentação em nossas vidas –, a ausência de qualquer um deles comprometerá nosso desenvolvimento humano-espiritual, assim como causará instabilidade para que os outros dois pilares permaneçam estáveis e atuantes.
Sem a paz interior não há condições de real desenvolvimento do autoconhecimento nem da sensibilidade. Sem sensibilidade humano-espiritual não há como sustentar os estados de paz íntima e o terreno para a manifestação do autoconhecimento será árido e carecerá de saber verdadeiro. Sem autoconhecimento será improvável a sustentação dos estados de paz e os distúrbios no fluxo da sensibilidade serão crescentes e angustiantes.
Em síntese, os três pilares: do autoconhecimento, da sensibilidade humano-espiritual e da paz interior, em conjunto, e atuando dinamicamente, funcionam como um portal para um novo estado consciencial, proporcionando acesso e sustentação a cenários os mais diversos, com equilíbrio, plenitude e satisfação interior; enquanto o enfraquecimento de um deles pode ocasionar até mesmo a supressão dos outros dois, resultando em desarmonia e contratempos que poderiam ser evitados.
Para dar sequência à leitura do livro,
clique no link: 2.6 Que trilhas percorrer para a intuição florescer?
Copyright © 2020 por Herbert dos Santos Silva
Livro “Intuição: Para Viver uma Vida Melhor”
Capa do livro “Intuição: Para Viver uma Vida Melhor“
Imagem: Da edição impressa do Livro
Propósito do site Intuição.com:
Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto aos que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.
Para ver os capítulos já publicados do livro
‘Intuição Para Viver uma Vida Melhor’ clique aqui.
ou veja mais clicando nos links:
Para REFLEXÕES-MINUTO
ou
Para REFLEXÕES PARA A VIDA
ou
Para a Home Page – Página Inicial