Telê Santana



Agora que estamos em meio a mais uma Copa do Mundo de Futebol, que ocorre na Rússia, gostaria de relembrar um pouco de uma pessoa muito especial no mundo de futebol, É o Telê Santana.

Telê foi um técnico que sempre inspirou a arte no futebol. Mas, como aqueles que amam o que faz, transcendem seu próprio campo de atuação, com exemplos de vida e espontaneidade. O que ele fez foi além do mundo futebolístico.
Além de seu amor à arte e sua competência em fazer com que craques aceitassem que tinham ainda que aprimorar, ou mesmo aprender detalhes, como cruzamentos, chutes, domínio de bola, etc.; além disso tudo, Telê marcou como pessoa. Fica aqui a lembrança de que sua integridade e dignidade devem ser transmitidas aos que amam o esporte em geral e, também, servir de inspiração aos estudantes, praticantes e amantes de esportes, em geral.
Sua seleção de 1982, com Sócrates, Zico, Falcão, Cerezzo, Júnior e outros craques vive na memória dos que amam o futebol. Como técnico foi bi-campeao mundial de futebol interclubes pelo São Paulo FC.
Como jogador integrou a seleção brasileira de futebol na década de cinquenta.
Mas, acima de seu papel no mundo futebolístico, deixou marcada sua passagem neste planeta como um ser humano a ser lembrado por sua integridade, respeito humano e humildade, que sempre combinou excelência – palavra que nem era usada em seus tempos, mas era praticada em todos seus atos, com dignidade.Boa parte de meu amor pelo esporte recebeu a inspiração deste grande caráter que foi o Têle.

site: http:intuicao.com
foto: http://www.memoriadofutebol.com.br/historicas/tele/tele.htm