A Arte de Meditar

A Arte de Meditar

Um pouco sobre a Meditação Raja Yoga.

A arte de meditar é simples e agradável. No mundo de hoje a meditação desempenha um papel importante como fator de equilíbrio na vida de muitas pessoas em todo o mundo. Mais que um antídoto a vencer o stress e a tensão, a meditação nos capacita a experimentar momentos de profunda beleza e riqueza.
Imagem de pessoa meditando sentada.
Dentre as técnicas de meditação, a mais antiga de todas  é a meditação Raja Yoga. Ela nos ensina a apreciar a arte do silêncio interior nos conduzindo ao equilíbrio e à serenidade. O primeiro passo na prática desta meditação é o entendimento da distinção entre o “ser”, que no mundo recebe diversas denominações tais como: alma, espírito, psique, etc, e a matéria.
Quando dizemos minha cabeça, meus pés, quem é que está dizendo “meu”?
Entender que a alma humana é diferente do corpo físico significa entender que o “ser humano” não é apenas um “corpo físico”, mas sim um ser consciente (alma, psique, espírito, etc.) atuando através de um veículo (corpo).
O ser humano é um ser espiritual por excelência, e ser “espiritual” está ligado a ser você como você é verdadeiramente, em essência, forma e natureza.

Mas qual é a natureza do ser humano?
Quando saímos de férias, o que buscamos?
Preocupações, intranquilidade ou algo negativo?
É claro que não. Buscamos por paz, felicidade, harmonia, ou seja, aquilo que é positivo.
Se buscamos por algo, é que já experimentamos aquilo antes. Se você busca por paz é que você já experimentou este sentimento antes. Não fica difícil deduzir que a natureza do ser humano está relacionada com a paz, a felicidade, o amor. Dentre todas as “experiências” que tivemos na nossa existência, uma das coisas que mais nos atrai é estarmos em paz conosco, com os outros e com a natureza.

A meditação nos ajuda a resgatar aquilo que temos de mais belo dentro de nós, transformando a energia negativa em energia pura e positiva.

A clareza de experimentarmos nossa verdadeira natureza é traduzida pela fragrância de virtudes como amor, serenidade, paciência, felicidade, etc. O mais interessante é que a meditação gera dinamismo e entusiasmo no viver. A meditação nos dá a percepção de que somos seres conscientes, energia metafísica, espiritual.

O passo inicial da meditação é nos experimentarmos como seres de paz.
Basicamente, a essência da meditação Raja Yoga envolve três estágios:

1. O desapego do corpo físico – experimentando o processo de acalmar os pensamentos e consequente relaxamento dos órgãos dos sentidos;

2 – A experiência angelical – experimentando-se em uma dimensão de luz, em um estado conhecido como avyakt ou sutil e angelical;

3 – O estágio da semente – experimentando nosso estágio original, quando nos experimentamos como seres de luz e experimentamos a nossa relação com Deus – como o Sol espiritual, fonte de virtudes e de luz.

A prática inicial da meditação raja yoga consiste em se visualizar como um pequenino ponto de luz, brilhante como uma estrela, no centro da testa e experimentar-se como um ser de luz preenchido de paz. Irradiando esta energia ao seu redor você estará criando e experimentando uma atmosfera de harmonia. Experimente, clicando na imagem abaixo:

– O link da meditação abaixo disponibilizado é: https://www.youtube.com/watch?v=vZkjY82KqOc

Para mais informações sobre a meditação Raja Yoga, acesse o link da Organização Brahma Kumaris.
No site da Brahma Kumaris vocês terão vários exemplos de meditação.

Autor do texto: Herbert Santos Silva