José Roberto Guimarães - O Esportista da Vida

José Roberto Guimarães - O Esportista da Vida

Hoje, veja um pouco sobre Zé Roberto’ – o melhor técnico de equipes coletivas da história esportiva brasileira. Confira!

Em 11/12/2024, José Roberto Guimarães foi agraciado pelo COB com a premiação do Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A reunião dos nomes de ‘Zé Roberto‘ com ‘Adhemar Ferreira‘ é mais que propícia. Ambos sempre engrandeceram o nome do Brasil com suas conquistas esportivas e mais, carregam consigo uma aura de valores éticos e humanos que transcendem os esportes.

Como jogador, Zé Roberto atuou como levantador entre os anos de 1969 e 1981, tendo participado das Olimpíadas de Montreal em 1976, quando a equipe conquistou o sétimo lugar.

Ainda como jogador, graduou-se em Educação Física e começou a atuar como assistente técnico do excepcional técnico Bebeto de Freitas, em 1988.

José Roberto Guimarães é o único brasileiro tricampeão olímpico no vôlei. Como técnico foi o comandante das equipes que ganharam a medalha de ouro – no voleibol masculino, em Barcelona, 1992 e no feminino, em Pequim, 2008 e Londres 2012.

Comentário do gestor do site:

‘Zé Roberto’ – o melhor técnico de equipes coletivas da história esportiva brasileira!

‘Como admirador dos esportes olímpicos e admirador do espírito olímpico, a homenagem ao ‘Zé Roberto’ – o melhor técnico de equipes coletivas da história brasileira (entre todas as modalidades) é mais que merecida, tanto pelo desempenho como comandante de equipes esportivas, quanto à excelência de valores humanos e éticos que carrega consigo em sua jornada de vida.’

Há grandes técnicos de equipes coletivas que merecem muito respeito e admiração, como Vicente Feola, que convocou e escalou Pelé numa Copa do mundo em 1958, aos 17 anos de idade (quem o faria hoje?) – o fato é que ele foi o primeiro brasileiro a levar o Brasil ao título da Copa do Mundo de futebol; ou Telê Santana, que tanto amava o jogo de futebol bem jogado.

Lembremos ainda Bebeto de Freitas, que elevou o voleibol brasileiro a um nível que, tecnicamente o Brasil parecia já possuir no estado latente, mas parecia ainda não ter consciência dele; ou Kanela, o técnico mais vencedor da história do basquete brasileiro, tendo sido bi-campeão mundial de basquete em 1959 e 1963; ou Bernadinho, excepcional técnico que tanto venceu no voleibol.

Com certeza há outros a serem lembrados, mas minha percepção é a de que a aura que Zé Roberto carrega consigo transcende o aspecto esportivo. O ‘Papai do Céu‘ parece colocar sua luz nele de maneira especial. Assim o percebo.

Por isso, a percepção dele como ‘o melhor técnico de equipes coletivas da história brasileira‘ ou ainda, o Esportista da Vida!

Abaixo, algumas das conquistas de equipes comandadas por José Roberto Guimarães

Jogos Olímpicos

Ouro Barcelona 1992
Ouro Pequim 2008
Ouro Londres 2012
Prata Tóquio 2020
Bronze Paris 2024

Campeonatos Mundiais

Prata Países Baixos/Polônia 2022
Prata Japão 2010
Prata Japão 2006
Bronze Itália 2014

Grand Prix

Ouro Sapporo 2013
Ouro Tóquio 2014
Ouro Bangkok 2016
Bronze Omaha 2015

Liga das Nações

Prata Nanquim 2019
Prata Rimini 2021
Prata Ancara 2022

Copa dos Campeões

Prata Japão 2017

Campeonato Sul-Americano

Ouro Ica 2013
Ouro Cartagena 2015
Ouro Barrancabermeja 2021
Ouro Recife 2023

José Roberto Guimarães

Foto AFP

Veja um pouco sobre Adhemar Ferreira da Silva ou sobre sobre o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, clicando nos links.