Confiança, superando problemas e fraquezas!

Confiança, superando problemas e fraquezas!

O post ‘Confiança, superando problemas e fraquezas!’ nos lembra a importância da confiança e de como ‘Dar um passo após o outro’ sem atropelos é chave para superar desafios e sustentar quaisquer mudanças. Hoje, aqui no ‘Reflexões para a Vida‘ trazemos o tema para sua reflexão. Confira! (Tempo de leitura previsto: 6 min)

Confiança, superando problemas e fraquezas!

Normalmente, a tendência de se amplificar os problemas ou supervalorizar obstáculos são hábitos que são alimentados e sustentados pelo próprio ser humano. Isso acaba por drenar a energia que temos intimamente e isso gera instabilidade na mente e enfraquecimento de nosso estado de consciência; mas é o oposto disso que deve ser trabalhado, ou seja, fortalecermos nossa consciência e termos clareza mental para podermos lidar com os problemas ou obstáculos que se apresentam em nossas vidas; e não amplificá-los com preocupações ou atenção excessiva, que causam desgastes emocionais e instabilidade em nossas mentes.

Em outras palavras, devemos respeitar e entender os problemas ou os obstáculos, os momentos de dor ou de tristeza. Respeitar e entender, mas não os alimentar com mais variáveis e fatores que nossa imaginação pode trazer à tona, que é o que acontece quando rebaixamos nosso nível de consciência. O melhor jeito de fazer isso acontece quando dirigimos nosso olhar a Deus. Ao fazermos isso, nossos sentimentos mudam de frequência e preocupações e pensamentos negativos ou inúteis começam a se afastar. De alguma forma, ao dirigirmos nossa atenção a Deus, nosso coração reativa sentimentos de amor em nós e, simultaneamente, começamos a acalmar os pensamentos que fluem em nossas mentes.

Ao dirigirmos nossa atenção a Deus, por pior que seja o momento ou a dor, luz nos vem à mente e 'sussurros de conhecimentos' nos chegam, lembrando-nos que tudo passa. 

 Esse é o caminho mais simples e acessível para mantermos nossa mente tranquila e estável. É o caminho para a independência da mente, no qual não há mais espaço nem para informações desnecessárias ou fúteis e nem para pensamentos inúteis, imaginações fúteis ou criações mentais sem fundamentos. É o caminho para aproximarmos nossa vontade da vontade de Deus e isso, em termos simples, significa, dar voz ao Eu verdadeiro que existe em cada um de nós, enquanto o oposto disso é o dar vida à vontade do ego.

Quando a confiança e a serenidade habitam nossas mentes, problemas ou fraquezas passam a ser vistos de outra forma e não assustam mais; assim como as dores e tristezas passam a ser entendidas e aceitas como parte do nosso crescimento humano-espiritual. Ter clareza do problema ou da fraqueza, da dor ou da tristeza constitui apenas uma etapa no processo. Etapa a partir da qual devemos passar a usar toda nossa energia dando vazão ao nosso propósito de vida, seja ele qual for e estejamos nós no momento que for.

Quando isso passa a acontecer, a energia usada para trabalhar na solução de problemas e no fortalecimento que abranda as fraquezas, alivia as dores e atenua a tristeza será usada apenas enquanto for necessário. Na medida em que tiramos o foco dos problemas, das fraquezas, das dores ou da tristeza, passamos a conduzir o fluxo de nossa energia em meio a perspectivas que nos trazem vitalidade e começamos a alimentar novas potencialidades que naturalmente contribuem para soluções de velhos problemas, para a eliminação de fraquezas, para o alívio das dores e para a substituição da tristeza por sentimentos de serenidade e confiança.

O caminho da confiança e da serenidade mostra novos horizontes e novos desafios, em que o ânimo e a esperança jamais deixam de estar presentes. O que antes contribuía para o desânimo e abatimento, para o desalento e desesperança passa a ser encarado como pedras sobre as quais caminhamos enquanto trilhando nossa jornada.

Na medida em que observarmos algo que não esteja fluindo corretamente, uma primeira mudança do padrão mental se fará necessária: com o foco em Deus, com a confiança e serenidade como combustível, com a paz interior como sustentáculo e com uma consciência tranquila como guia. Daí a identificar o problema ou o obstáculo, e caminhar na direção de sua solução ou superação é uma questão de tempo e de ritmo.

Quando há confiança, o comprometimento com a mudança não abre espaços para medos ou inseguranças. Se o objetivo é promover mudanças, seja de estilo, de trabalho ou do modo de viver, seja de superação de momentos difíceis e de dor; não importa, o que deve prevalecer é a mudança da atitude mental.

A combinação de confiança e serenidade proporciona condições básicas para a estabilização mental; e é com esta que uma nova postura é estabelecida e um novo ritmo se consolida. O fundamental é a postura mental de confiança e serenidade. Mas para a sustentação desta postura mental há a necessidade de apoios; e o principal é o estado de paz interior. 

A partir daí, é dar um passo após o outro, simples assim, sem pressa e com tranquilidade, até adquirir-se o ritmo a ser colocado em ação; e este se apresentará espontaneamente, desde que não se atropele o processo. Se a meta é promover mudança, é importante mudar o foco para o que é pretendido, mudando do estado de dar atenção demasiada a problemas ou obstáculos, que surgem em qualquer caminho que for escolhido, para uma postura de focar na solução e no apreciar a caminhada rumo ao novo.

Dar um passo após o outro sem atropelos ou buscas de resultados antes que eles tenham tempo para florescer é a chave para sustentar quaisquer mudanças.

Temos que manter em nossas mentes a lembrança de que dar um passo após o outro sem atropelos ou buscas de resultados antes que eles tenham tempo para florescer é a chave para sustentar quaisquer mudanças.

Quando a confiança e a serenidade habitam nossas mentes, problemas ou fraquezas passam a ser vistas de outra forma e não assustam mais. Ter clareza do problema ou da fraqueza constitui apenas uma etapa no processo. Etapa a partir da qual passamos a usar toda nossa energia para dar vazão ao propósito estabelecido e para compartilhar os frutos que recebemos com outros que podem deles tomar benefícios.

Quando isso passa a acontecer, a energia usada para trabalhar na solução de problemas e no fortalecimento que abranda as fraquezas será usada apenas transitoriamente, quando mostrar-se necessário. Passa-se a focalizar o fluxo de nossa energia na direção da vida e no que se quer construir e compartilhar; e a alimentar novas potencialidades que naturalmente contribuem para soluções de velhos problemas e para a eliminação de fraquezas que antes contribuíam para a morosidade e fatiga, que muitas vezes levavam ao desânimo. O caminho da confiança e da serenidade mostra novos horizontes e novos desafios, em que o ânimo jamais deixa de estar presente.

… uma primeira mudança do padrão mental se fará necessária: com o foco em Deus, com a confiança e serenidade como combustível, com a paz interior como sustentáculo e com uma consciência tranquila como guia.

Na medida em que observarmos algo que não esteja fluindo corretamente, uma primeira mudança do padrão mental se fará necessária: com o foco em Deus, com a confiança e serenidade como combustível, com a paz interior como sustentáculo e com uma consciência tranquila como guia. Daí a identificar o problema ou o obstáculo, e caminhar na direção de sua solução ou superação é uma questão de tempo e de ritmo.

Para REFLEXÕES-MINUTO, clique aqui
ou
Para POSTS PARA REFLETIR, clique aqui
ou
Para a Home Page – Página Inicial