O site Intuição.com por meio da página ‘MULHERES INCRÍVEIS‘ presta uma pequena homenagem a algumas das mulheres que romperam barreiras e nos inspiram. Hoje, lembremos Marie Curie. Veja um pouco mais sobre ela.

Marie Curie, mulher a ser lembrada!
Marie Curie: um legado que transcende gerações
O site Intuição.com presta uma singela homenagem a Marie Curie, uma das mais notáveis representantes da ciência.
Marie Curie foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e a primeira cientista do sexo feminino a alcançar fama mundial. Como prova da grandiosidade de seus feitos, ela não recebeu apenas um Nobel — prêmio que, vale lembrar, nenhum brasileiro conquistou até hoje — mas dois: o de Física, em 1903, e o de Química, em 1911. Essas honrarias foram concedidas por seus estudos pioneiros sobre radioatividade e pela descoberta de novos elementos químicos.
Além de ser a primeira mulher laureada com o Nobel, Marie Curie foi também a primeira pessoa e a única mulher a recebê-lo duas vezes, sendo a única a conquistá-lo em dois campos científicos distintos. Linus Pauling também recebeu dois prêmios Nobel (Química e Paz), mas o segundo não pertence à esfera científica.
O Nobel de Física de 1903 foi compartilhado com seu marido, Pierre Curie, e com o físico Henri Becquerel. Já o Nobel de Química de 1911 foi concedido exclusivamente a ela.
Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska (Varsóvia, 7 de novembro de 1867 — Passy, 4 de julho de 1934), foi uma física e química polonesa naturalizada francesa. Conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade — termo, aliás, cunhado por ela.
Junto a Pierre Curie, desenvolveu métodos para medir a radioatividade e foi responsável pela descoberta de dois novos elementos químicos: o polônio e o rádio. Também criou um método para isolar o rádio, sem jamais patentá-lo, pois acreditava que o conhecimento científico deveria ser acessível a todos.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Marie Curie desenvolveu unidades móveis de radiografia, levando serviços de raio-X aos hospitais de campanha e salvando inúmeras vidas.
Outro traço marcante de sua personalidade era a humildade: recusava prêmios e medalhas com frequência, e fazia questão de que presentes e recompensas financeiras fossem destinados às instituições científicas às quais estava vinculada — nunca a ela pessoalmente.
Marie Curie é, sem dúvida, um símbolo eterno da dedicação à ciência e ao bem comum.

Para ver mais histórias de Mulheres Incríveis, aqui no site Intuicao.com, clique aqui.
Mulheres Incríveis
Reflexões para a Vida
Reflexões-Minuto
Filmes que inspiram
Músicas que elevam o espírito
Alimente-se com o que faz bem para a alma
Site https://www.intuicao.com
Propósito do site Intuição.com:
Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto aos que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.
Para REFLEXÕES-MINUTO, clique aqui
ou
Para REFLEXÕES PARA A VIDA, clique aqui
ou
Para a Home Page – Página Inicial
Para saber mais sobre Marie Curie, clique aqui.

