Valores que estabelecem ritmo

Valores que estabelecem ritmo

Valores que estabelecem ritmo.

É possível a construção da disciplina como ritmo natural, através dos valores. Quando falo de valores, naturalmente os relaciono  aos valores genuínos que são permanentemente vinculados ao bem.
Quando tais valores são ensinados e praticados desde crianças, pode-se facilmente visualizar a disciplina nascida espontaneamente destes valores. Isso em relação à natureza ou aos relacionamentos, ao conhecimento ou ao trabalho, ao reconhecimento ou ao sucesso; aos momentos fáceis ou às situações críticas. Sim, quando na base da formação pessoal estão presentes valores,  ritmos apropriados espontaneamente se manifestam em relação a tudo mais.

Não serão apenas regras e punições que farão com que alguém atue de determinada maneira. Mais que tudo, e com muito mais eficácia e sustentabilidade, são os valores que, naturalmente, consolidam parâmetros e princípios, assim como estabelecem  limites e níveis de aquiescência  que devemos respeitar.

Em essência, são os valores que temos, muitas vezes incógnitos, que acionam e fazem com que sejam destacados os princípios, as virtudes e quaisquer referências que sejam úteis para nossas escolhas e decisões.

A partir do uso prático de valores vinculados ao bem, ritmos espontaneamente se estabelecem, inspirando ações de respeito, de cuidado, de cooperação e de estabelecimento da ordem natural.

Em síntese, pode-se dizer que são os nossos valores verdadeiros que guiam nossos hábitos e nosso ritmo de vida.

Extrato de livro de Herbert Santos Silva
Site Intuicao.com