Caminhada espiritual – a capacidade de reação e superação

Caminhada espiritual – a capacidade de  reação e superação

Caminhada espiritual – a capacidade de reação e superação


A caminhada espiritual é uma jornada de aprendizagem e crescimento em que a grande referência é o bem. O bem que fazemos aos outros reflete o bem que fazemos a nós e ao mundo.

Nossa capacidade de aprendizagem e de crescimento espiritual pode ser indicada pela naturalidade com que nos sintonizamos e praticamos o bem, e também pela variação da velocidade com que superamos os obstáculos. Se, em determinada situação, a pessoa levava um certo tempo, digamos um mês, para superar uma dificuldade, e passa a perceber que, para superar a mesma situação, ou parecida, está levando dez dias, naturalmente ocorreram mudanças de comportamento, em que a capacidade de reação evoluiu.
Se passa a superar o mesmo tipo de situação em um dia, essa capacidade de superação terá tido uma intensificação. Se passar a levar uma hora, algo a mais estará agindo internamente e, se chegar a poucos minutos, melhor será, até chegar ao ponto que um problema ou situação não mais afeta aquela pessoa.
Há aí uma clara indicação de progresso que, certamente, estará relacionado com valores interiores manifestados com um poder e intensidade maiores.

Nas nossas vidas, muitas situações parecem estar ali para nos testar ou ensinar. Não se deve fomentar o hábito de delas fugir, de temê-las ou de críticá-las: o importante é não nos deixar ser afetados negativamente por elas e uma maneira de fazer isso é focar na solução e não no problema. É entender a situação sim, entendendo qual é o problema ou o obstáculo, mas partir dessa fase, passar a focar na solução e na superação. Esse é o segredo que nos sintonizar com o bem e com as ‘ajudas’ que surgem para não termos que repetir de novo e de novo nossa “aprendizagem” através daquela situação.
Quanto mais hábeis nos tornamos em aplicar nossos talentos e valores naturais voltados para o bem, seja o nosso bem ou o de outros ou o da natureza, mais bem sucedidos seremos em crescer em quaisquer processos de aprendizagens pelos quais temos que passar.
A espiritualidade é algo natural e a sua jornada se dá dia após dia.
Para tal acontecer uma caminhada diferente se apresenta a cada um. Cada ser é um ser espiritual único.
Durante o percurso de uma trajetória pessoal mudam a maneira de ver, de entender, de agir, de reagir e de assimilar.
Como num caminho onde há vários obstáculos (quebra molas ou lombadas), se estivermos de bicicleta, parecerá que os obstáculos estarão vindo mais rapidamente que se estivéssemos andando à pé. Se estivermos de carro, ainda mais rápidos.
Os obstáculos, quando entendidos como parte de nossas trajetórias pessoais, como fazendo parte da trajetória que estamos escolhendo para percorrer em nossas vidas, não devem assustar ninguém e nem criar dúvidas. No entanto, deverá estar claro que, chegará o momento em que estaremos passando por eles como que “voando” e não mais seremos afetados pelos obstáculos: eles nem mais parecerão existir.
Na verdade, a mudança ocorrida terá sido em nós e não nos “obstáculos” que ainda lá permanecem, mas não mais atraem nossa atenção.
Nossa visão estará indo em outras direções, não mais para doenças, problemas, dificuldades, que nos desgastam sim, mas também nos ensinam. Passar mais facilmente por eles é um sinal de que aprendemos algo ali. A consciência dessa aprendizagem deve permanecer conosco, na forma de humildade, simplicidade e empatia.
O importante será continuar a percorrer a trajetória escolhida, num vôo rumo à reconquista de nossa essência espiritual na qual estaremos nos reencontrando conosco mesmos, em nosso estado mais perfeito, onde a plenitude será uma realidade, assim como a saúde física, mental e espiritual.
Com a aprendizagem espiritual, parâmetros terão mudado e novos paradigmas terão sido estabelecidos. Nossa vida terá sido transformada…por nós mesmos.


Autor: Herbert Santos Silva
Livro: A Mente Saudável – Reflexões Para Viver uma Vida Melhor
site http://intuicao.com

imagem: pixabay