Pequenos detalhes fazem ...

Pequenos detalhes fazem ...

Hoje, aqui no ‘Reflexões para a Vida‘ trazemos um tema para reflexão com o título ‘Pequenos detalhes’ sobre o qual te convidamos a pensar. Veja um pouco mais sobre ele. Confira!

Pequenos detalhes fazem …


Pequenos detalhes fazem grande diferença!
Valorizá-los é o mínimo necessário para que ganhem vida e sejam colocados e aproveitados na prática.

São nas ‘pequenas’ ações; aquelas que passam despercebidas no dia a dia, que revelamos nosso verdadeiro “eu”; são nelas que desenvolvemos forças ou fraquezas e hábitos saudáveis ou prejudiciais.

É após colocar o que sabemos e acreditamos nas ‘pequenas’ escolhas e nos simples momentos do dia a dia que ganhamos forças para superar as grandes dificuldades e os grandes desafios.

São as ‘pequenas’ atitudes – aquelas que não ‘aparecem’ que revelam um grande coração.

E, talvez, uma das maiores carências no mundo de hoje seja a falta de hábito de dar vitalidade aos pequenos gestos, às atitudes que são incógnitas e sutis, mas que, de algum modo, são portadoras de luz e que, de modo natural transformam uma vida de vazia em transbordante.

São os pequenos gestos, principalmente os incógnitos e os sutis, que nos possibilitam fazer a travessia de uma vida de desesperanças para uma vida de realizações – que é construída em pequenos gestos.

O ato de ‘compartilhar’ por meio dos pequenos gestos pode vitalizar uma relação, iluminar o momento e fortalecer o sentimento.
O ato de ‘sorrir’ internamente, sutilmente transportará aquela energia de amor e esperança, que o sorriso carrega consigo e aquele simples ato de sorrir, seja interna ou externamente, tocará tanto seus sentimentos quanto os sentimentos daqueles próximo a você.

Assim, também acontece com os atos de respirar, de caminhar, de alimentar-se, de conversar, de olhar nos olhos, de enxergar, de escutar, de sentir, de perceber e, quando nos apercebemos, acontece na nossa forma de viver – em todas as nossas manifestações.

E então, como numa caminhada, na qual um passo vem após o outro, naturalmente; do mesmo modo, no nosso viver, pequenos gestos – preenchidos de luz, virão um após o outro, naturalmente.

Observação do autor da reflexão:
Quando compartilhando esta reflexão, veio-me a lembrança de uma palavra-título que escutei pela primeira vez muitos anos atrás e que gostaria de compartilhar, pois inspirou-me muito na época. Trata-se da palavra-título: ‘Mahadani’ – que significa “O Grande Doador”, que é um dos títulos dado a Deus na Índia.

Quando procuramos ser pequenos ‘mahadanis’ começamos a aprender que ‘doar’, em verdade, significa receber e aprendemos que doar, de fato, é um ato que só se manifesta quando não envolve reconhecimentos ou expectativas e quando, de alguma maneira traz alívio e alento, beleza e profundidade, esperança e luz aos envolvidos na interação. É assim que vejo as pequenas-grandes ajudas sutis e incógnitas, advindas de Deus e de seus ajudantes incógnitos e sutis – ajudas que recebemos em nossas vidas, as quais, a maioria, penso, não valorizamos o suficiente.

A essência, penso, pode ser traduzida na simples frase:
Pode ser um pequeno detalhe ou um pequeno gesto, mas faz a diferença.”


‘Mahadani’ – palavra em hindi, que é usada como lembrança de Deus como ‘O Grande Doador’.

Para REFLEXÕES-MINUTO, clique aqui
ou
Para POSTS PARA REFLETIR, clique aqui
ou
Para a Home Page – Página Inicial