Descubra!

intuição

Aqui no site intuicao.com apresentamos algumas sugestões de canais de tv, links, ideias inovadoras, imagens, filmes, séries, documentários; enfim, aquilo que intuímos ser legal de saber que existe na mídia! De tempos em tempos inserimos novidades nesta página, acompanhe!

Imagens especiais

daily

Aqui seguem alguns links de sites que regularmente apresentam excelentes imagens. (links abaixo)

Inovação tecnológica

Aqui seguirão alguns links de artigos publicados no excelente site Inovação Tecnológica (links abaixo).

Dicas de programas legais na Televisão

O Canal Smithsonian  apresenta algumas opções bem interessantes, alguns com imagens belas e outras de acontecimentos históricos relevantes. Entre algumas opções muito boas, sugiro ver Aéreas, documentários com visual e história dos locais mostrados. Vale a pena visitar o site do canal e descobrir coisas interessantes. Uma dica é pesquisar nas playlists que eles apresentam. Um exemplo é este.

Canal CURTA!

O canal “Curta!” é um canal independente, dedicado às artes, cultura e humanidades. São assuntos do canal: música, cinema, dança, teatro, artes visuais, história. Dentre sua programação indico assistir o documentário “Vitor Hugo e os Miseráveis”.

FILM & ARTS

O canal FILM & ARTS tem filmes de todas as épocas, seriados, shows, recitais, grandes espetáculos, artes cénicas, além de entrevistas sempre interessantes com grandes personalidades da arte e da cultura, eventos e afins. Em especial, há muito da cultura britânica e europeia.

Canal Modo Viagem

O canal Modo Viagem apresenta algumas opções interessantes como “Mundo Visto de Cima”, “Brasil Visto de Cima” e “Ruas Mundo Afora”.

  • Discovery HD Theater

– O canal trás alguns temas interessantes e perspectivas visuais belas, como  a série denominada O Mundo visto do céu, que é muito legal. Com imagens incríveis.

– Cenas maravilhosas vista do céu são apresentadas. Vale acompanhar!

  • Canal Arte 1 (Caso não esteja na grade de programação, vale a pena procurar na internet)

– Excelentes opções para aqueles que apreciam artes, nas suas variadas expressões como música, dança, óperas, filmes culturais, documentários, literatura, entrevistas, etc.

  • O canal BBC Earth na tevê a cabo é um canal que apresentava umas séries muito interessantes. Caso não esteja na grade de programação, vale a pena procurar por alguns dos temas abaixo citados no site da BBC. Vale a pena.

A qualidade é, na maior parte da vezes, muito boa.
Você pode encontrar alguns dos programas no site da BBC. Seguem algumas sugestões:

O que você precisa saber sobre ciência – excelente série
– Ciência em casa (bem legal com conceitos sendo apresentados de forma bem divertida)
– Observando as Estrelas – Stargazing, do Professor Brian Cox e Dara O Brian documentário – astronomia
– Wonders of the solar system (excelente série, leis da física, astronomia)
– Clube da Ciência – série com temas que variam
– Em busca da partícula de Deus (física, série muito boa)
– Oceanos
– Curiosidades da natureza – documentário David Attenborough

  • +Globosat HD

Brasil visto de Cima é uma série que apresenta muitos locais do Brasil, é muito legal.

Destino Certo: apresenta visitas a locais variados. Um episódio muito legal é o de Cachoeiras, em que são apresentadas a 5 mais impressionantes da Europa.

  • Globo Reporter

– : Documentários interessantes sobre aspectos da natureza são apresentados.

  • TV Cultura

Jornal da Cultura: um jornal bem diferenciado, sem apelações e sem foco no ‘desastre’ ou no ‘caos’. É um jornal, na maioria das vezes, centrado no bom-senso e que, além do âncora, conta sempre com a participação de duplas que se revezam no decorrer da semana e que opinam sobre os diversos assuntos.

Sítio do Picapau Amarelo: Uma opção legal para as crianças. A série revive a fantasia criada por Monteiro Lobato.

Orquestras: Uma opção excelente é ver as apresentações de orquestras e música clássica.

FILMES QUE VALEM A PENA VER

Um filme que é excelente é ‘IMENSIDÃO AZUL’ (THE BIG BLUE / LE GRAND BLEU) de Luc Besson com ótima música Eric Serra e estrelado po Jean-Marc Barr, Jean Reno e Rosanna Arquette. Vale a pena ver este filme.

Outro filme interessante que vale a pena assistir e é e muito bom é INTERESTELAR, que narra a história de uma missão espacial, em que os astronautas viajam à procura de um novo lar para a humanidade. Atuam no filme os excelentes Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Bill Irwin, Mackenzie Foy, Matt Damon, John Lithgow e Michael Caine.

Outro filme muito interessante de assistir, e também muito bom, é A CHEGADA, com Amy Adams, Jeremy Renner e Forrest Whitaker.

CONTATO é um filme, baseado na obra de mesmo nome de Carl Sagan. A estória mostra a predominância do paradigma de divergências de pensamentos existentes entre a religião e a ciência. É interessante ver o desenrolar dessas divergências e como elas influem na vida de Ellie (Jodie Foster como a cientista) e de Palmer Joss (McConaughey como assessor presidencial na área de espiritualidade). A adaptação do livro, no geral, foi  fiel.

Um filme especial é João Paulo I, o  “Sorriso de Deus”. Conta a história de vida deste papa que teve apenas 33 dias de papado, mas deixou sua marca através de seu testemunho de simplicidade e amor a Deus e aos pobres.

Dersu Uzala é outro filme que marcou época. É um filme de 1975, dirigido por Akira Kurosawa que também participou do roteiro, baseado no livro de Vladimir Arsenyev.

A Encantadora de Baleias é outro filme marcante. Conta uma história de uma lenda da tribo Maori. É uma história cativante e apresenta uma atuação marcante de Keisha Castle-Hughes, que com apenas treze anos de idade foi indicada ao Oscar de melhor atriz. Um filme que vale ser assistido.

Para os apreciadores de esportes, o canal ESPN, de tempos em tempos apresenta alguns documentários interessantes sobre personalidades esportivas ou eventos do esporte, que acabam por trazer mensagens inspiradoras , como, por exemplo, o documentário THE BOOK OF MANNING que conta a história de Archie Manning, o pai e, dos filhos, Cooper Manning e Eli Manning que foram excelentes jogadores de futebol americano. Vale a pena ver, pois mostra a formação moral e ética que foi transmitida pelo pai aos jogadores que vieram a se tornar MVP na NFL. Sugeriria esse filme aos técnicos e aos  jovens esportistas que um dia sonham ser famosos – antes da fama há muito valor a ser apreendido por quem quer fazer a diferença. 

AS NADADORAS

O filme britânico “As Nadadoras” nos apresenta uma jornada presente em nosso planeta – dos refugiados e suas realidades. Algo que todo ser humano deveria conhecer. O filme conta a emocionante e real história das irmãs nadadoras Yusra e Sarah Mardinij e suas jornadas quase milagrosas, de refugiadas de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas. A história é muito inspiradora e nos apresenta algo que está mais e mais acontecendo no mundo atual que é a de pessoas sendo forçadas a deixar seus países e suas comunidades devido a sérias violações dos direitos humanos.

Aos poucos, colocaremos outras dicas de boas coisas que podem ser pescadas na tevê.

Alguns destes programas podem sair da programação. Vale procure nos sites dos canais.

Outros temas em breve
Aos poucos, novos temas serão inseridos aqui.