Caminhada vencedora

Caminhada vencedora

Caminhada vencedora.

Viver é avançar, seguir em frente, haja o que houver.
É o subir de uma montanha, onde sentir cansaço, tropeçar ou parar não significam retroceder.
A vida é um caminhar para a frente e para cima, em que aprendizagem e elevação da consciência devem ser sempre consideradas. No plano horizontal de nossas vidas, o tempo passa e acumulamos aprendizagens; no plano vertical há a ascenção espiritual, que até pode parecer lenta, mas ela está lá, presente em nossa jornada.

Viver é também entender que mesmo determinados retornos não significam retrocesso.
Se, na caminhada, um buraco surge à nossa frente, podemos avaliar as várias opções: tentar desviar dele e seguir, tentar passar por dentro dele, ou podemos tentar pulá-lo.
Se escolhermos esta última opção, algumas vezes não seremos capazes de fazê-lo caminhando para então pular; poder-se-ia cair no buraco facilmente. Pode ser mais inteligente voltar um pouco, tomar um impulso e então saltar, ou se ele for grande demais para nós, podemos escolher dar a volta por ele ou mesmo fazer algumas voltas e passar por dentro dele.
As voltas, nesse caso, não tem nada a ver com retrocesso.

Na vida, muitas vezes, nos defrontamos com situações em que damos algumas voltas que nos dão a sensação de retornar um pouco. Devemos, no entanto, dar estas voltas sempre usando a inteligência e os valores em que acreditamos, seja buscando um impulso maior, que nos possibilite saltar quaisquer obstáculos, ou contornando-os ou vivenciando-os.
O sentimento de retroceder, de estar caminhando para trás surge devido ao auto julgamento. O auto julgamento é a mais impiedosa maneira de auto sabotagem.
No fundo, o único erro na vida está em desistir.
Cair, tropeçar, dar um tempo, tudo é aceitável, menos desistir da vida.
A vida a tudo perdoa, menos quem dela desiste. Todo o resto é viver!
Quando valorizamos o viver, e não apenas os ‘aparentes’ resultados, aprendemos que tudo, por pior que possa parecer, é transitório.

O processo de subida de uma montanha, com suas curvas e contornos pode até aparentar, em certas ocasiões, que a pessoa está descendo ao invés de subir mas, aquele trecho, mesmo que seja em declive, está levando-a ao topo. Mesmo que as aparências sugiram o contrário.
Na vida espiritual, isso é mais comum que se possa pensar.
Perceber isso e continuar, parando e descansando quando sentir necessidade, mas sabendo que retomará a caminhada assim que sentir que é o momento, não importando o que o cenário apresente, ou que experiências surjam é o que destingue um vencedor de um perdedor.

As lentes impiedosas do auto julgamento induzem à perda de foco que é caminhar rumo ao topo.
O perdedor é o que desiste ou aquele que tenta burlar as regras ou aquele que se torna arrogante. O vencedor é aquele que continua e que, com respeito ao bem e ao justo, segue sua caminhada, .
Ser um vencedor não significa ser o primeiro a chegar, mas ter persistido, sendo sempre justo e honesto, com Deus, consigo e com as pessoas. Muitas vezes, para alguns, chegar ao topo era uma miragem, que deveria existir, como existiu, mas para levá-los até onde tinham que chegar e no tempo que for.

Muitos são os vencedores, mesmo quando haja um só declarado campeão.
O sentimento de um vencedor em quinquagésimo lugar pode ser de felicidade maior do que aquele que chegou em primeiro e é chamado de campeão.
Um vencedor na vida é forjado na humildade e na aprendizagem constantes, que o levam a intuir e a acreditar que Deus tem um plano para nosso planeta. Amar a natureza, amar a família humana e querer o bem de todos são frutos naturais deste plano.

O vencedor, o verdadeiro vencedor, nunca será egoísta ou arrogante e sabe, em seu íntimo, que o plano de Deus para nosso planeta é o que mais importa, muito mais que valorizações ilusórias que possam ser consideradas aparentes vitórias ou derrotas em nossa sociedade!

Ser um vencedor na vida significa nunca desistir, aprendendo a crescer, a amar e a estar cada vez mais próximo do que Deus quer para ele e para o nosso planeta!

Autor: Herbert Santos Silva
Texto inspirado no livro: A Mente Saudável – Para Viver uma Vida Melhor
site intuicao.com
Foto: disponibilizada pelo banco de imagens Pixabay