Maria Lenk

Maria Lenk

A maior nadadora brasileira de todos os tempos.
Maria Lenk foi a primeira mulher da América do Sul a ir a uma olimpíada, em 1932, em Los Angeles.

Até recentemente era a única brasileira a quebrar o recorde mundial de natação*, no estilo peito, 200m e 400m, em 1939.Foi impedida de ser campeã olímpica devido á segunda guerra mundial que cancelou a olimpíada de 1940, quando era favorita ao ouro olímpico.

Um fato impressionante a seu respeito é que ela foi a primeira nadadora do mundo a nadar o borboleta, ou seja, pode-se dizer que ela inventou o estilo borboleta. No mínimo, dividiu o feito com um americano que também nadou o peito no estilo borboleta na mesma olímpiada de Berlin em 1936. Maria Lenk é a única mulher do país a fazer parte do Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, Flórida.

Além de ser uma pioneira nata – inventando um novo estilo de nadar, ou seja, inovou, criou um novo método de nadar – o seu amor à natação fica como sua grande mensagem de vida, já que com mais de 90 anos de idade, nadava diariamente. Participou de torneios masters de natação até seu falecimento. Só a presença daquela senhora nas competições já era algo especial, mas vê-la nadando o estilo borboleta com aquela idade era algo inspirador. A jovem Maria Lenk foi um fenômeno como nadadora, mas a senhora Maria Lenk foi uma lição de vida para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la.

* Em 2014 Etiene Medeiros, uma jovem brasileira de muita garra foi a mais rápida na final dos 50m costas no Mundial de piscina de 50m, batendo o recorde mundial dos 50m costas

Foto menor: Acervo/Gazet Press http://www.gazetaesportiva.net/idolos/outros/marialenk/
Foto do topo: http://www.amaralnatacao.com.br/natacao-e-longevidade-a-historia-de-maria-lenk/