A harmonia íntima é possível!

A harmonia íntima é possível!

A harmonia íntima é possível!

O brilho da mente não se dará por “rompantes de intelectualismo”, mas pela lucidez interior. A lucidez pode chegar ao nível de tornar a mente luz em ação! Esse é o resultado da maestria no viver!

Quando o ser está em sintonia com Deus, ele se harmoniza intimamente e isso se reflete em suas relações, opiniões, interesses, emoções; enfim, em sua vida. Aí então, naturalmente sua energia flui e se sintoniza com o que há de mais elevado, sublime e essencial. Nestes momentos há a sensação de leveza na mente, em que o ser experimenta harmonia e clareza – percebendo que estas vêm de dentro para fora, naturalmente. O olhar reflete o brilho interior, a face parece irradiar paz e há serenidade nas atitudes. A pessoa tem a sensação de ‘ser’, simplesmente.
Isto é o que determina a qualidade do momento e o torna grandioso!

É a manifestação natural da energia do ser interagindo com a vida naquele instante, que traz luz e clareza intimamente e brilho no olhar e sensação de paz a quem com ele interage. Isto, além de ser uma manifestação espontânea que se manifesta sem esforços,  pode ser entendido pela razão como eficácia no viver; e pode ser resumido em: ‘tornar o momento o melhor possível’.

Esse estágio pode parecer distante para muitos; cada pessoa tem sua realidade e experimenta a vida de seu jeito, mas o fato é que, em momentos que ela se aproxima de Deus – cada um a seu jeito – seja em pensamentos ou em estudos dos ensinamentos de Deus, seja em oração ou meditação, o fato é que, se além do intelecto, houver sentimentos fluindo, a pessoa experimentará uma elevação do nível vibratório nas ações.

Ou seja, as ações que a pessoa executar podem até ser as mesmas de antes, mas estarão sendo feitas com uma atitude mental mais preenchida de luz e leveza. Isso faz com que a mente se torne mais límpida e clara e, de algum modo, o coração mais aberto ao amor. Ao mesmo tempo, o intelecto fica mais propenso a se conectar com aspectos mais saudáveis e positivos no dia a dia e os próprios sentimentos que fluem de tal experiência realimentam não só a mente, mas também influenciam positivamente no organismo da pessoa, tornando-a mais saudável tanto mental, quanto fisicamente.

A explicação é simples: menos desgaste mental e menos tensão no corpo; menos desperdício e menos dispersão de energia, tanto no nível físico, como no mental.

Um mínimo de vontade, determinação e disciplina se fazem necessários – isso depende da própria pessoa; o fato é que quando a pessoa encontra a sua dose pessoal – a ser trabalhada em seu dia a dia, isso a levará a não se desgastar além do necessário, mas esse aspecto é o mínimo pois, na verdade, o que ocorre é muito mais que isso; é a maestria manifesta no mundo da ação.

Os muitos erros e acertos, tentativas e enganos, dores e alegrias fazem parte da vida; não devem desanimar ninguém. A maestria no viver pode ser entendida com a tradução de suas aprendizagens em sua vida pessoal. Algo que, quanto mais a pessoa aprende, mais mostra que ela tem muito mais a aprender e a compartilhar. Esta simples realização íntima, auxilia no equilíbrio entre o crescente aumento da sabedoria e a humildade. Vale observar: as pessoas sábias nunca são arrogantes e sempre mostram o caminho da harmonia e do bem.

Autor: Herbert Santos Silva
Adaptado de texto do livro: Intuição.com – Reflexões Para Viver uma Vida Melhor
site intuicao.com
Foto: disponibilizada por PIXABAY