Filmes que valem a pena assistir

FILMES QUE VALEM A PENA VER

Aqui seguem alguns filmes que deixam suas marca, positivas, após assisti-los:

CONTATO

O filme CONTATO mostra a predominância do paradigma de divergências de pensamentos existentes entre a religião e a ciência. É interessante ver o desenrolar dessas divergências e como elas influem na vida de Ellie (Jodie Foster como a cientista) e de Palmer Joss (McConaughey como assessor presidencial na área de espiritualidade).

Meu primeiro ‘contato‘ com essa jornada marcante, trazida por Carl Sagan em livro do mesmo nome foi através do filme; só após assistir o filme algumas vezes, em diferentes momentos, foi que vim a ler a obra que inspirou o filme Contato, cujo script para cinema foi escrito por Carl e sua esposa Ann Druyan.  A adaptação do livro, no geral, foi  fiel.

IMENSIDÃO AZUL

Um filme que é excelente é ‘IMENSIDÃO AZUL’ (THE BIG BLUE / LE GRAND BLEU) de Luc Besson com ótima música Eric Serra e estrelado po Jean-Marc Barr, Jean Reno e Rosanna Arquette. Vale a pena ver este filme.

INTERESTELAR

Outro filme interessante que vale a pena assistir e é e muito bom é INTERESTELAR, que narra a história de uma missão espacial, em que os astronautas viajam à procura de um novo lar para a humanidade. Atuam no filme os excelentes Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Bill Irwin, Mackenzie Foy, Matt Damon, John Lithgow e Michael Caine.

A CHEGADA

Outro filme muito interessante de assistir, e também muito bom, é A CHEGADA, com Amy Adams, Jeremy Renner e Forrest Whitaker.

JOÃO PAULO I, O  “SORRISO DE DEUS”

Um filme especial é João Paulo I, o  “Sorriso de Deus”. Conta a história de vida deste papa que teve apenas 33 dias de papado, mas deixou sua marca através de seu testemunho de simplicidade e amor a Deus e aos pobres.

DERSU UZALA

Dersu Uzala é outro filme que marcou época. É um filme de 1975, dirigido por Akira Kurosawa que também participou do roteiro, baseado no livro de Vladimir Arsenyev.

A ENCANTADORA DE BALEIAS

A Encantadora de Baleias é outro filme marcante. Conta uma história de uma lenda da tribo Maori. É uma história cativante e apresenta uma atuação marcante de Keisha Castle-Hughes, que com apenas treze anos de idade foi indicada ao Oscar de melhor atriz. Um filme que vale ser assistido.

MEIA-NOITE EM PARIS

Meia-noite em Paris é outro filme imperdível, dirigido por Woody Allen, que retrata jornadas de encontros incríveis de Gil (Owen Wilson), um escritor e roteirista americano, um personagem atual do século XXI, nas quais ele é magicamente transportado para a Paris de 1920, encontrando artistas dos anos 1920 e da Belle Époque. Nessas “viagens”, Gil encontra inúmeros intelectuais e artistas que admira e que frequentavam a cidade-luz naqueles tempos, como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Salvador Dali, Picasso, T. S. Eliot e outros.

CINEMA PARADISO

Uma declaração de amor ao cinema, isso é o que resume esse filme inesquecível. Assistir Cinema Paradiso é dar-se a chance de ser presenteado por uma obra que trata do amor ao cinema. Ennio Morricone compôs a belíssima trilha sonora do filme, lançado em 1988. Além da música extraordinária, a qualidade da cenografia e a sensibilidade da direção de arte dão a esta obra, dirigida por Tornatore, uma qualidade inesquecível.

Philippe Noiret atua como Alfredo, ao lado de seu admirador e amigo, o pequeno Totó, dando vida a um filme envolvente, inesquecível e imperdível para quem ama cinema.

THE BOOK OF MANNING

Mudando de foco, para os apreciadores de esportes, o canal ESPN, de tempos em tempos apresenta alguns documentários interessantes sobre personalidades esportivas ou eventos do esporte, que acabam por trazer mensagens inspiradoras , como, por exemplo, o documentário THE BOOK OF MANNING que conta a história de Archie Manning, o pai e, dos filhos, Cooper Manning e Eli Manning que foram excelentes jogadores de futebol americano. Vale a pena ver, pois mostra a formação moral e ética que foi transmitida pelo pai aos jogadores que vieram a se tornar MVP na NFL. Sugeriria esse filme aos técnicos e aos  jovens esportistas que um dia sonham ser famosos – antes da fama há muito valor a ser apreendido por quem quer fazer a diferença. 

Estas são algumas dicas do site INTUICAO.COM – assista e confira!